27 de março de 2020 - CATEGORIA: , , , ,

Como Mudar e Inovar seu Negócio Contábil por Meio da Automação

Vivemos em um mundo clássico onde tudo que está no intermediário, tende a se extinguir. Antigamente para viajar de avião era necessário ir até uma agência de viagem e imprimir as passagens. Hoje essa ação já foi substituída pelos aplicativos de celular, por exemplo. Todas essas mudanças são advindas da automação, que vem ganhando cada vez mais força, inclusive no meio da contabilidade

 O Que é automação?

Mas afinal, o que é automação? A automação é, como o próprio nome diz, automatizar os processos dentro de uma empresa. Consiste em substituir atividades manuais por formas automáticas. Isso pode ser feito por meio de softwares, sistemas de gestão ou plataformas online.

Mas calma! O objetivo da automação não é substituir mão de obra por máquinas, na verdade ela vem de encontro com a necessidade que existe de aumentar a eficiência na execução dessa mão de obra, servindo como uma grande parceria entre as equipes de trabalho e a tecnologia, em busca dos objetivos da empresa.

Mas onde isso se aplica na contabilidade?

O mercado contábil atualmente tem vivido o momento da conformidade legal, apesar de ser uma área que por ser tendência gera capital, ela ainda toma muito tempo e trabalho manual.

Ao automatizar esse setor, o contador ganha o bem mais precioso atualmente: O tempo.

Quais são os principais benefícios da automação?

A automação faz parte do nosso meio e veio pra ficar na contabilidade. Alguns dos seus benefícios práticos são:

Otimiza o tempo e aumenta a produtividade

Nós já pontuamos isso, mas quem é que não quer essas duas coisas dentro de sua empresa? A automação reduz o tempo dedicado a algumas tarefas, afinal parte delas, as manuais principalmente, passam a ser feitas de forma automática, melhorando o fluxo de trabalho. E a empresa ganha em produtividade, já que os colaboradores tem mais tempo para as atividades realmente estratégicas e mais focadas nos objetivos de negócio e em uma contabilidade consultiva.

Padroniza tarefas

É claro que tarefas manuais também podem ser padronizadas, só que o fato de várias pessoas atualizarem dados e informações, faz com que cada um utilize seu jeito e isso prejudica o conceito do padrão, isso diminui o risco de erros humanos e também os desvios em relação às operações.

Diminui custos

Entender de fato o que é automação também ajuda a pensar financeiramente, acredite ou não. Com a automação os processos de retrabalho, por exemplo diminuem. Fica mais fácil mapear processos, identificar desperdícios e corrigir erros reduz custos e melhora o processo produtivo.

 

Facilita o acesso à informação

Ter informações reunidas em um mesmo local é uma grande vantagem, especialmente para contadores, que possuem todas as informações importantes da empresa. Poder consultar qualquer dado a qualquer momento evita a dependência entre o contador e o cliente para esse tipo de ação. Isso evita atraso de entregas e prazos.

 

Comece a automatizar já!

A realidade da automação contábil pode se tornar realidade para sua empresa contábil como é a de centenas que usam o nosso Escritório Inteligente,Nosso objetivo é colocar sua contabilidade em dia, ou seja, fazer a interpretativa financeira do seu cliente virar contabilidade.

Nós somos especialistas em rotina contábil. Funciona mais ou menos assim:  Oferecemos uma plataforma em nuvem para Integração de Dados, que integra as informações das empresas possibilitando transformá-la em um Contador Digital. O Escritório Inteligente conecta donos de negócio e escritórios contábeis. Essa é uma das maiores iniciativas de transformação digital do segmento contábil no país. Provando que a automação é real e necessária demais.

Temos que olhar a automação com um certo carinho porque nós geralmente nos adaptamos e gostamos dela, um exemplo os pagamentos automáticos que instalamos nos veículos para pagar pedágios e estacionamentos. Nós já abraçamos a automação como parte do nosso universo. Ela é um processo muito importante e que gera ganhos para os negócios. Contar com tecnologia é essencial para se manter moderno, competitivo e focar nas estratégias reais do negócio.